Falácias de uma tola

sábado, setembro 09, 2006

Tudo é melhor aos 20 anos!

Acabei de dizer essa frase pra minha avó. Será que com seus quase 80 ela ainda lembra? Será que concorda? Ela murmurou qualquer coisa e saiu. Espero não tê-la magoado.

Essa é uma verdade quase universal, todos concordam. "aah, quando eu tinha 20 anos..." é uma frase recorrente, ouve-se de qualquer um que já passou dos 30. Mas pode-se ouvir o contrário também "eu era uma criança, não sabia de nada da vida!", despeito.

Aos 20 temos a nossa melhor forma física, a energia, o raciocínio, a beleza, o sexo. Tudo funciona melhor, daí pra lá é declínio. Parece injusto, levamos apenas 20 anos pra atingir o auje, passamos 10 anos nele e os próximos 60 lamentando que passaram.

Dá até uma sensação de urgência, tenho só mais 7 anos pela frente. Mas odeio aqueles discursos com conselhos sobre aproveitar a vida e viver da melhor forma possível. Discurso pretencioso, de quem acha que sua maneira de viver é a certa, de quem acha que tem a receita da vida plena. Cada um sabe a sua melhor maneira de viver e aproveitar, a seu jeito, a seu modo, cada um tem os 20 anos que prefere ou consegue ter.

Eu devo estar exagerando, cada idade cumpre uma etapa da vida e é importante por isso. Pergunte a qualquer octagenário.

Acho que deixei minha avó saudosista, ela acaba de vir aqui me mostrar uma moeda de 1937, 2000 Réis, mas ela disse que o dinheiro era muito confuso, que tinha muito zero, prefere o de agora.